Inovação Aberta

A cada dia, o termo inovação vem tomando a pauta das empresas, outrora quase exclusividade daquelas baseadas em tecnologia e hoje, de praticamente todos os setores.


Mesmo se tratando de um assunto em voga no momento, vários pesquisadores durante as últimas décadas vêm tratando sobre o tema. E, desde a era pós-Schumpeter, o modelo dominante de inovação vem sendo do modelo da indústria. Nesse modelo, as inovações são função da indústria, que devem ter os meios necessários para gerá-las e protegê-las a fim de explorá-las economicamente por um tempo.


Derivada da inovação, a inovação aberta tem passado de um pequeno grupo de adeptos em empresas industriais para uma ampla discussão na sociedade. A principal referência do tema é o autor Henry Chesbrough. O autor define inovação aberta, ou open innovation, como o uso propositivo de fluxos de entrada e saída de conhecimento para acelerar a inovação interna e aumentar o mercado pelo uso da inovação. Ele defende que a difusão e compartilhamento da inovação é fundamental para a sobrevivência da empresa. Uma das grandes contribuições dessa abordagem é abertura das fronteiras da empresa, sendo a mesma considerada um sistema aberto, alimentando-a de conhecimento.


O desafio das empresas, de todos os portes, instituições e academia é se conectarem a esse novo modelo, aproveitando ao máximo da abertura de fronteiras sem haver perda de produtividade. Mas, inevitavelmente, esse é o futuro. E o futuro é agora.



Recent Posts